Felipe Guerra: IDEMA realiza Palestra sobre implantação de unidades de conservação Ambiental

Felipe Guerra é formada por várias belezas naturais, entre elas, destacam – se a cachoeira do roncador, cachoeira do caripina, os olhos D’água e mais de 170 cavernas catalogadas, riquezas estas que precisam ser conhecidas pelos turistas de todo o Brasil, para isso, é necessário regulamentar estas áreas, criando leis de proteção e conservação.
Desta forma, o Governo Municipal de Felipe vem estudando a possibilidade de criar unidades de conservação municipal. O primeiro passo foi dado na manhã desta quarta – feira (19), quando a bióloga do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do RN - IDEMA, Natalia Rodrigues, esteve na sede do COMDICA, apresentando todo o passo a passo para criação, implantação e gestão de uma unidade de Conservação Municipal. Para ela, o principal da da unidade é saber definir em que categoria ela se enquadrará, considerando as especificidades e potencialidades de uso, a fim de garantir a promoção do desenvolvimento local, observando o uso e o manejo. – “O nosso objetivo é incentivar os municípios a criar suas próprias unidades, levando em consideração que Felipe Guerra é um município que possui uma grande viabilidade ambiental pelo fato das cavernas, desta forma, deve sim se preocupar com a proteção e a conservação destas áreas, este programa é justamente para ajudar os municípios a criar essas unidades”. Disse a Bióloga Natalia.

Para o Prefeito Haroldo Ferreira que vem trabalhando para colocar Felipe Guerra na rota do turismo do RN , o objetivo principal é atrair investimento para o município com o turismo ecológico, respeitando a sustentabilidade. “Estamos trabalhando para que todos tenham oportunidade, Felipe Guerra entrando na rota do turismo, todos saem ganhando, as associações; rede hoteleira e pousada; bares; restaurantes e os que trabalham com artesanatos, mais, temos que fazer tudo dentro da legalidade e, parcerias como esta, IDEMA – Governo Municipal, iremos conseguir nossos objetivos” frisou Haroldo Ferreira.

As unidades de conservação (UC) são espaços territoriais, incluindo seus recursos ambientais, com características naturais relevantes, que têm a função de assegurar a representatividade de amostras significativas e ecologicamente viáveis das diferentes populações, habitats e ecossistemas do território nacional e das águas jurisdicionais, preservando o patrimônio biológico existente. Estas áreas asseguram às populações tradicionais o uso sustentável dos recursos naturais de forma racional e ainda propiciam às comunidades do entorno o desenvolvimento de atividades econômicas sustentáveis. Estas áreas estão sujeitas a normas e regras especiais. São legalmente criadas pelos governos federal, estaduais e municipais, após a realização de estudos técnicos dos espaços propostos e consulta à população.





0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores