Vacinação contra a Gripe em Felipe Guerra inicia dia 25 de abril

 
O Programa Regional de Imunização da II Unidade Regional de Saúde Pública (II URSAP), com sede em Mossoró, enviou aos municípios de sua jurisdição, inclusive Felipe Guerra, ofício eletrônico cientificando às Secretarias de Saúde que a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (Gripe) que estava prevista para ser iniciada hoje, dia 22, terá início a partir da sexta-feira (25) e se prolongando até o dia 9 de maio, sendo 26 o dia de mobilização.
No sábado (26), dia D da campanha, haverá uma grande mobilização em todas as unidades de saúde do estado, que estarão abertas oferecendo a vacina para os grupos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias pós-parto), idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, portadores de doenças crônicas (incluindo as trissomias), população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. A novidade deste ano é a ampliação da faixa etária para crianças de seis meses a menores de cinco anos.  

Serão distribuídas 53,5 milhões de doses da vacina, que protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela OMS para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).  Em todo o país, serão 65 mil postos de vacinação, com envolvimento de 240 mil pessoas. Também estarão disponíveis para a mobilização 27 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais.
Para o Estado do Rio Grande do Norte, o Ministério está enviando 830 mil doses para imunizar um público-alvo estimado em 769.286 pessoas a serem imunizadas ou vacinadas.
Para Felipe Guerra estão previstas serem enviadas pela II URSAP, ao todo 1.527 doses,  informa Márcia Regina técnica em enfermagem.
As pessoas com doenças crônicas devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores