Felipe Guerra Busca Promover Exploração de Potenciais Turísticos


Uma equipe da Gestão Construindo e Inovando do Governo Municipal participou nesta Segunda 02/04, em Natal, de duas importantes reuniões e encaminharam assuntos e ações fundamentais para a consolidação da tão sonhada promoção na exploração das potencialidades turísticas e riquezas das belezas naturais aliadas à história do município de Felipe Guerra.

O Prefeito Haroldo Ferreira (PROS), Secretário Municipal de Turismo e Eventos Genecleyton de Góis Almeida, seu coordenador na citada pasta Dulcivan Fernandes Souza e o Procurador Geral do Município de Felipe Guerra Dr. Júlio César, integraram a equipe que esteve na capital do Estado.
Num primeiro momento, o Secretário Genecleyton de Góis e o coordenador Dulcivan Fernandes participaram de importante encontro às 9h no Instituto Chico Mendes e Conservação da Biodiversidade – Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas na Base Avançada Compartilhada no RN – ICMBIO / CECAV, com presença de Diego Bento que é Biólogo-Mestre e coordenador do CECAV.

Na oportunidade, foram efetuadas as devidas orientações para elaboração de um manejo adequado das cavernas, denominadas carrapateiras, crotes e catedral. Diante das 291 cavernas em território felipense, apenas 5 cavernas encontram-se com condições já avançadas e permitem um trabalho turístico consciente e técnico.

Na mesma reunião, outro assunto abordado, foi a criação de uma sala de exposição que visa expor todas as fotografias espeleológicas e ambientais do Município de Felipe Guerra.
Num segundo momento, em Natal, às 15h, na sede do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA), a equipe teve um encontro com o diretor Geral do IDEMA, Manoel Jamir Fernandes Júnior, foi feita a apresentação técnica do Plano de Manejo espeleológico para o Município de Felipe Guerra no contexto da Exploração Turística. Outro assunto foi a solicitação das licenças ambientais para exploração turísticas das cavernas levando em consideração todas as suas potencialidades e características sócio econômicas do projeto.

Ainda foram solicitadas as instruções técnicas para a apresentação de projetos de estruturas de Lazer e Recreação, Licença Prévia (LP), Licença Simplificada Prévias (lSP) e a Licença de Operação (LO). Ambas as licenças trarão ao município de Felipe Guerra, uma integração sustentável à EXPLORAÇÃO TURISTICA RACIONAL DAS SUAS POTENCIALIDADES.

Importante Visita
Outro assunto muito importante encaminhado foi o convite para a presença da CARAVANA DO MEIO AMBIENTE, solicitada para o mês de setembro, oportunidade em que será encaminhado um oficio a Petrobras destinado à senhora Rosilene Silva para a reunião onde será buscada uma parceria para execução do projeto do Plano de Manejo Espeológico em Felipe Guerra.


Positiva, por demais a nossa ida a Natal e visita nestes órgãos e com o apoio do prefeito Haroldo Ferreira e respaldo da Procuradoria Geraldo do Município, o respaldo legal para o que tentaremos e deveremos realizar frente à Secretaria de Turismo e Eventos, eu e Dulcivan Fernandes com total apoio do nosso gestor Haroldo Ferreira”, avaliou a viagem da comitiva à Natal, o Secretário Municipal de Turismo e Eventos, Genecleyton de Góis.






0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores