Felipe Guerra Participa de Reunião para Elaboração de Plano de Resíduos

O prefeito Haroldo Ferreira (PROS) em viagem administrativa à Natal, determinou que o seu vice-prefeito Paulo Guilherme (Solidariedade) e o Chefe do Gabinete Civil, Luiz Agnaldo de Souza, estivessem presentes em importante reunião da Associação dos Municípios do Oeste do Rio Grande do Norte (AMORN) que aconteceu na noite do dia 17, terça feira, em Olho D’água do Borges.

Na reunião que teve início às 18 horas, o Secretário Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), Leonardo Rêgo, assinou o contrato para a elaboração do Plano de Resíduos Sólidos dos municípios do Alto Oeste. A assinatura aconteceu durante a reunião da Associação dos Municípios do Oeste do Rio Grande do Norte (AMORN).

A empresa contratada para o serviço foi a Veritas, representada na ocasião pelo seu diretor de planejamento, Sérgio Iani Godim. Esta empresa também vai executar os planos intermunicipais de Resíduos Sólidos do Seridó e Agreste.
De acordo com o Secretário, esse plano contempla toda gestão e gerenciamento dos resíduos de 44 municípios do Alto Oeste.

“Serão investidos R$ 525 mil em ações de planejamento e levantamento de informações referentes à coleta seletiva, transporte de resíduos, entre outras”, disse o Secretário.

Outro evento que aconteceu em paralelo ao da AMORN, foi a assembléia geral extraordinária do Consórcio Público de Saneamento do Alto Oeste. Na ocasião foi aprovado o estatuto social deste consórcio.

O Governo do Estado, através da SEMARH, está articulando e apoiando os Municípios no que diz respeito à gestão de Resíduos Sólidos. A criação de Consórcios Intermunicipais de Saneamento é uma iniciativa que auxilia as Prefeituras a resolverem a questão da destinação de seus lixos.

Os recursos, para a construção do aterro sanitário da região Alto Oeste, já estão assegurados através de um convênio com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA). Esse convênio contempla também a construção do aterro da região do Seridó. “São R$ 22 milhões, incluindo contrapartida do Governo Estadual” ressaltou Leonardo.






0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores