Soberania Alimentar e Renda Destacam Felipe Guerra


Como parte da programação do Felipe Guerra Junino a economia solidária do município, amparada no nicho da Agricultura Familiar, viveu uma das suas maneiras de escoar a produção excedente.

Das 26 associações comunitárias existentes em Felipe Guerra e que praticam a Agricultura Familiar estiveram reunidas 22, realizando mais uma edição da Feira da Agricultura Familiar através da Soberania Alimentar que gera renda e assim proporciona suporte a economia do município que é eminentemente agrícola.

“Aos poucos estamos criando uma cultura de que não será a Prefeitura a geradora de emprego e renda, mas sim esta será a grande alavancadora e apoiadora nesta missão. A prática da Agricultura Familiar é uma dessas alternativas”, explica o Prefeito Haroldo Ferreira.

Participaram da IIª Edição da Feira da Agricultura Familiar na Cidade Baixa, nos dias 29 e 30, sábado e domingo últimos, os produtores organizados em associações comunitárias nas várias comunidades regionais da zona rural e da cidade.

Segunda informações da técnica Willa Gurgel, Coordenadora de Recursos Hídricos da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o evento da agro ecologia rendeu em forma  de  feira cerca de mais de R$ 5 mil reais.

Além dos produtos agroecológicos foram expostos nos Stands do evento, carnes de bovinos, caprinos e suínos, doces, geleias, alfenins e artesanato dos produtores locais.

Para entretenimento dos que participavam da IIª Feira da Agricultura Familiar, foi colocado um telão à disposição dos participantes do evento, com exibição do jogo entre as seleções do Brasil e Espanha que disputavam a final da Copa das Confederações, que teve o Brasil como o grande vencedor, o que animou cada vez mais a Feira da Agricultura Familiar.

É pretensão do Prefeito Haroldo Ferreira tornar o evento da feira mais freqüente, como um evento mensal e assim integrar o calendário de eventos importantes do município felipense. 

Segundo levantamentos feitos pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, na atual administração a Agricultura Familiar teve, por amostragem, a seguinte produção de alguns produtores pertencentes às associações.

Comunidades de São Lourenço, Brejo e Santana e Produções deste ano.

Os produtores Enóquio Carneiro, Lázaro, José Wilson e família produziram 54 toneladas de Sorgo cilagem, 60 sacas de feijão e 50 metros de coentro. Ainda desta comunidade, foram produzidas 100 sacas de arroz e 15 sacas de feijão por Gideon Valentin, o produtor Francisco das Chagas Lucena produziu 10 sacas de feijão, 15 toneladas de melancia, e 30 sacas de feijão na comunidade do Brejo. Na comunidade de Santana foram produzidas 90 toneladas de feijão foram produzidas pelo produtor Francisco Chagas Lucena.


Pela Associação Canto do Saco no Brejo foram produzidas 10 mil Kg de milho, 6 mil kg de feijão e 30 toneladas de sorgo e 10 toneladas de melancia.  O Sr. Pedro Neto de Várzea do Brejo foi responsável pela produção de 50 sacas de feijão, 90 sacas de arroz, 30 toneladas de sorgo e 10 toneladas de melancia.

O Sr. Eurivan Morais Leite foi responsável pela produção de 15 sacas de milho, 15 toneladas de melancia e 3 sacas de feijão e ainda está armazenando milho e sorgo.  


   
   




0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores