Secretaria de Educação encerra os Festejos Juninos nas Escolas

Mais um ano de Arraias, com muita festa, dança de quadrilhas, comidas típicas, fogueiras, fogos e alegrias. Foi assim o Arraia da Secretaria Municipal de Educação, que esteve presente em todas as Escolas durantes os Festejos Juninos, para homenagear aos santos do mês: Santo Antonio, São João e São Pedro. Por isso são chamadas Festas Juninas.

Nas festas juninas, a tradição é pular fogueira, dançar quadrilha, comer pamonha e canjica, assar milho na fogueira e manter viva a nossa tradição Cultural.

As festas juninas são resultados de contribuições culturais de vários povos, que aqui se estabeleceram como o passar do tempo. Desta forma, servem para conhecermos melhor as tradições que ajudaram a construir a identidade do nosso povo, ou seja, é através dessas manifestações folclóricas, que se mantem viva as tradições e costumes de um povo,preservando-as para as futuras gerações.

Não precisamos importar ou plagiar tradições, temos as nossas, que retratam a história e raízes dos nossos antecessores. O Brasil é um país muito rico em acervo cultural, por isso é muito importante conhecê-lo, para que se possa compor a identidade do seu povo.

Como o Brasil teve sua origem no campo, pode-se dizer que as festividades no mês de junho retratam o que há de mais significativo na cultura nordestina: a simplicidade do homem do campo e a importância da agricultura. As comemorações do mês de junho representam também as raízes religiosas, mediando assim a fé e as crenças do povo brasileiro.

Diante de todo esse contexto, torna-se muito significativo trabalhar essa temática nas escolas, pois é primordial passar todos esses costumes para as nossas crianças, bem como proporcionar momentos de pura diversão, interação e entretenimento.

Fica aqui a homenagem da Secretaria Municipal de Educação a um dos meses mais importantes do ano para a Nação Nordestina.

Fica registrado também os parabéns a todas as escolas que realizaram as Festividades Alusivas aos Santos do Mês. Favorecendo a cultura e plantando a sementinha cultural nas crianças da cidade de Felipe Guerra.

Agradecemos imensamente o apoio do Governo Municipal de Felipe Guerra, que não mediu esforços para ajudar na realização de cada festa nas escolas.

Fonte: Secretaria de Educação 

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores