Felipe Guerra terá diagnóstico para convivência com a Seca

O Governo Municipal está realizando estudos técnico-administrativos no que diz respeito a ter uma visão ampla e concreta para enfrentar os efeitos de mais um ano sem inverno, ao mesmo tempo em que, com visão de futuro, o Prefeito Haroldo Ferreira (PSD) quer preparar o município para estar sempre adaptado para conviver com o fenômeno climático da irregularidade de chuvas no município.

 “A seca em Felipe Guerra e no nordeste não é mais nenhuma novidade e nem terá fim. É algo típico para nós nordestinos. Por isto, é necessário que com suporte dos governos busquemos projetos permanentes para enfrentar o problema”, alerta o Prefeito Haroldo Ferreira.


  • Numa reunião com o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Fernando Morais, a Secretária de Assistência Social Leodete Pascoal, Secretária de Saúde Girlene Ferreira e o Chefe de Gabinete Luiz Agnaldo por determinação do Prefeito Haroldo Ferreira, ficou definido que o diagnóstico a ser elaborado sobre os efeitos da Seca em Felipe Guerra serão levantadas a partir das seguintes situações:
  • Delimitações territoriais entre Caraúbas, Apodi e Governador Dix Sept Rosado, no que diz respeito aos efeitos da seca nestas áreas limítrofes.
  • Quantitativo do potencial hídrico do município felipense, como mananciais e o atual nível de armazenamento, de lagoas, açudes de pequenos e médio portes, barragens, poços em funcionamento e inativos, perfurados e não instalados, quais os setores onde há mais necessidade de reforçar a capacidade de armazenamento d’água através de métodos emergenciais a dos governos, municipal, estadual e federal.
  • Levantar o número de residências sem cisternas, sem eletrificação rural, a existência de habitação de taipas, enfim como está vivendo a população ribeirinha, cortes de terra, onde é praticada a agricultura irrigada, dentre outros aspectos.

Busca Ativa

 A Secretária Municipal de Saúde Girlene Ferreira, já determinou uma busca ativa através dos técnicos da saúde pública e a Secretária Municipal de Assistência Social Leodete Pascoal, através do Cadastro Único e seus técnicos para uma averiguação de quantos felipenses estão sobrevivendo na linha de extrema pobreza e o que poderá ser feito para minimizar esta situação.

Terminado este diagnóstico, é intenção do prefeito condensar estas informações e torná-las uma espécie de documento que sirva como um projeto a curto, médio e longo prazo para o seu desenvolvimento na área sócio-econômica e da Saúde Pública para convivência com a Seca.   
Açude do Cote 

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores