Prefeito recebe recomendação do Ministério Público Federal


O Prefeito Haroldo Ferreira (PSD) recebeu uma recomendação do Ministério Público Federal e da Procuradoria da Republica no Estado do Rio Grande do Norte, o principal objetivo da recomendação seria pedagógico e preventivo.

As considerações são feitas para a orientação e preocupação para que erros do passado não aconteçam novamente.

Uma das mais importantes seria nomear para os cargos de Secretários Municipais pessoas com grau de instrução compatível com a responsabilidade dos cargos, bem como se possível, com conhecimento especifico da área de cada uma das funções.

Para compor sua Comissão Permanente de Licitação a recomendação diz que é importante servidores a contratação de pessoas com grau de instrução compatível com a responsabilidade, evitando resignar pessoas que nada entendam sobre a matéria ou que dela só entendam superficialmente.

Quando da celebração de algum convênio, contrato de repasse ou instrumento correlato com a União, seus ministérios, autarquias ou empresas públicas federais, da abertura de uma pasta para arquivar toda sua documentação e tal pasta será usada para prestação de contas aos órgãos competentes.

A recomendação vem orientar a prestação de contas de todos os convênios, contratos ou instrumentos correlatos celebrados com o governo Federal e Estadual, Observando o prazo final fixado.

Segue a  orientação de sempre promover as licitações, abster-se de convidar ou de habilitar nos processos licitatórios empresas inquestionavelmente “de fachada”que não possuam verdadeiramente uma sede de funcionamento, fala também em abster-se em simular a realização de processos de licitação, isto é, de confeccionar documentos para dar a entender que a contratação de uma determinada empresa foi antecipada de uma licitação, quando na realidade não o foi.

A recomendação orienta de não emitir cheques nominais à própria prefeitura, sacando-os, em seguida na boca do caixa. Pois em contas de convênios/ contratos de repasse só podem ocorrer mediante cheque nominal à empresa ou pessoa física contratada, ou mediante ordem bancaria, transferência eletrônica disponível ou outra modalidade de saque autorizada pelo Banco Central do Brasil em que fiquem identificados sua destinação e o credor.

A recomendação traz orientação para as mais diversas áreas de sua gestão entre elas a finalização do mandato em 2016 como adotar todas as medidas administrativas necessárias para assegurar a continuidade dos atos da administração publica em especial com a permanência dos serviços essenciais prestados à população, como saúde, educação e limpeza publica, com manutenção do quadro de servidores, com guarda e manutenção do quadro de servidores, com guarda e manutenção dos bens, arquivos, livros contábeis, computadores, mídias, sistemas, dados, extratos bancários e documentos públicos em seu poder, incluindo-se os procedimentos licitatórios e os processos de pagamento, bem ainda com o pagamento regular dos servidores.

A recomendação com caráter pedagógico vem somente lembrar o que o Prefeito Haroldo Ferreira vem fazendo neste últimos dois meses de mandato. Em reuniões constantes com sua equipe o Prefeito enfatiza sempre este assunto.

Veja a recomendação na integra:














0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores