Felipe Guerra sediará reunião da UCM


O Governo Municipal de Felipe Guerra através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Turismo e Eventos estão articulando junto ao IDEMA a criação da UCM, Programa de Fomento á criação de Unidade de Conservação Municipal, para isso está agendada uma reunião dia 19 de agosto ás 10hs.

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte – IDEMA, através do Núcleo de Gestão de Unidades de Conservação - NUC, vem desenvolvendo atividades de incentivo a criação de unidades de conservação municipais, com o objetivo de conservar ambientes de grande relevância ecológica e paisagísticas de escala municipal, descentralizar a gestão desses espaços e assim elevar o percentual de áreas protegidas no Estado. 

Para tal, foi criado o Programa de Fomento à Criação de Unidades de Conservação Municipal, por meio de portaria de nº 134 de 03 de Dezembro de 2014 que tem como objetivo orientar, técnico e juridicamente, os municípios do Rio Grande do Norte nesse processo de criação. 

Nesse contexto, os municípios terão a oportunidade de cumprirem um papel fundamental no planejamento e ordenação territorial. Além disso, poderão proporcionar à população local e visitante, atividades de educação e interpretação ambiental, recreação em contato com a natureza e promoverem o turismo ecológico com ampla participação popular. 

De acordo com a Lei 9.985/00 (Sistema Nacional de Unidades de Conservação), uma Unidade de Conservação são espaços territoriais, incluindo seus recursos ambientais, com características naturais relevantes, que tem a função de assegurar a representatividade de amostras significativas e ecologicamente viáveis das diferentes populações, habitats e ecossistemas do território nacional e das águas jurisdicionais, preservando o patrimônio biológico existente. 

Estas áreas são legalmente instituídas pelo Poder Público, com objetivos de conservação e com limites definidos sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção.

O objetivo desse programa refere-se a reuniões de capacitação voltadas para o incentivo à proteção de paisagens naturais, áreas de natureza geológica, geomorfológica, espeleológica, arqueológica, biológica, paleontológica e cultural, inseridos nos municípios. 

Durante a apresentação para os gestores, é frisada a importância de se possuir uma Unidade de Conservação (UC) no município, proporcionando a melhoria da qualidade do ar, água, solo, preservação da fauna e flora, bem como prevenir desmoronamentos e enchentes, além de alavancar o turismo ecológico e agregando uma nova fonte de renda para a população residente, assim, percebe-se que é perfeitamente possível associar o desenvolvimento econômico com a preservação.


0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores