ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO REALIZAM FESTEJOS JUNINOS

Os Festejos Juninos em homenagem a Santo Antônio, São João e São Pedro são difundidos em todo o Brasil, porém é no Nordeste Brasileiro que as raízes desses festejos são mais fortes. O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas.
            Várias brincadeiras fazem parte da festa, como quadrilha, forró pé de serra, casamento na roça, entre outras danças que animam as festividades. É nos festejos juninos que também se comemora a boa colheita na safra, entre eles o milho que é produto indispensável para fazer as comidas típicas, como pamonha, Canjica, bolos, mungunzá, pipoca e o milho cozido e assado. Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, amendoim, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque e muitos outros.
            As Escolas Municipais de Felipe Guerra, mais um ano realizaram seus festejos juninos em meio a muita festa e animação todas as quadrilhas e danças se apresentaram na Quadra de Esportes Manoel Domingos Neto. A Escolas Municipais Júlio Cavalcante e José do Patrocínio Barra realizaram no último dia 17 de Junho o Arraiá “Juca no Arrasta Pé” com escolha da rainha e princesa do arraiá, quadrilhas, e danças envolvendo as duas escolas, realizada pelos Funcionários das referidas escolas com o Apoio total da Secretaria Municipal de Educação e o Governo Construindo e Inovando, através do Prefeito Haroldo Ferreira, no dia 18 de junho foi a vez da Escola Municipal Maria Bernandete Pinto com muitas danças entre elas o mamulengo, dança da fita, dança das peneiras, quadrilhas e a dança da saia de tia Vilma, além de uma homenagem aos pioneiros da criação das quadrilhas juninas no município de Felipe Guerra, no encerramento todas as crianças receberam uma lancheira com guloseimas das professoras da Escola.

            O Governo Municipal, através do Prefeito Haroldo Ferreira e a Secretária Municipal de Educação, Maria das Neves, agradecem o emprenho e dedicação de cada servidor das escolas em especial aos professores da Rede Municipal de Ensino pela realização dos festejos juninos e comunicam que após o recesso haverá os festejos alusivos ao São João nas Unidades Escolares da Zona Rural. 
























0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores