Prefeito Haroldo Ferreira concede entrevista a um blog local e aborda vários assuntos importantes.

Nesta última semana do ano 2014 o desejo do nosso espaço foi concluir as atividades deste ano, trazendo um balanço imparcial acerca dos dois primeiros anos da gestão Construindo e Inovando que tem à frente o prefeito de Felipe Guerra, Haroldo Ferreira (PROS). Assim nada mais justo do que ouvirmos o próprio gestor, dando-lhe a oportunidade de expor quais os principais desafios enfrentados, às principais conquistas obtidas, bem como as expectativas para 2015.

Sem prévio agendamento, na tarde de hoje, 26 de dezembro, como profissional da imprensa tomei a liberdade de ir até a residência do prefeito Haroldo, onde fui bem recebido pelo mesmo e pela Secretária Municipal de Saúde e  Primeira-Dama, Drª Girlene Ferreira. Na ocasião tivemos um amplo diálogo, onde falamos abertamente sobre diversos temas relevantes de interesse da sociedade felipense.

Tradicional Réveillon

Iniciamos pelo tradicional Réveillon, sobre o qual Haroldo Ferreira destacou que apesar das dificuldades econômicas enfrentadas por todos os municípios do Rio Grande do Norte, no que diz respeito a limitação de recursos para o fechamento da folha de pagamento dos servidores públicos municipais, neste mês de dezembro, Felipe Guerra não deixará de manter sua tradição. "Tivemos que fazer uma forte contensão de gastos com os pessoal dos comissionados e contratados da Prefeitura Municipal de Felipe Guerra, para equilibrar as contas, e mesmo diante das dificuldades enfrentadas será mantida a tradição, pois vamos proporcionar aos felipenses uma confraternização em grande estilo, para recebermos 2015". Destacou o prefeito Haroldo Ferreira.

Sobre as atrações que animarão as festividades do dia 31 de dezembro, o prefeito enfatizou que Flávio & Pisada Quente, Forró Ferruado e João Neto Pegadão, são atrações que não deixarão a desejar, até porque são bandas revelações, que já fazem sucesso registram intensas agendas. Sobre a participação do sanfoneiro felipense Luizinho e Forró Pé de Serra, Haroldo destacou que esta concretizará o desejo do governo municipal de conceder uma oportunidade inédita ao talentoso Luizinho, que assim como o cantor João Neto, é também prata da casa.

Ainda sobre o Réveillon 2015, o prefeito Haroldo destacou um diferencial, com o qual contarão os felipenses, em especial os moradores da Zona Rural, compreendendo as comunidades de São Lourenço, Pindoba e Santana, que vem à ser o acesso facilitado ao local do evento, que tradicionalmente é realizado no Bairro Cidade Baixa. Neste ano o governo Construindo e Inovando mobilizou toda a equipe da Secretaria de Obras Públicas e Urbanismo e construiu um novo acesso, as margens do Rio Apodi/Mossoró, o qual amenizará significativamente o congestionamento de veículos que sempre ocorria na ladeira que da acesso ao referido Bairro.

Síntese sobre os dois primeiros anos da gestão

Como todo gestor que se presa, o prefeito Haroldo Ferreira recebeu este profissional da imprensa munido de muitos documentos e informações, e assim fez questão de aproveitar a ocasião para fazer uma síntese sobre os dois primeiros anos do governo Construindo e Inovando. Nesta o gestor enfatizou as principais dificuldades enfrentadas até aqui, reconheceu falhas da sua equipe, ocorridas no início da gestão, porém foi contundente ao apresentar os resultados positivos e mostrou-se bastante otimista em relação aos próximos dois anos. 

Principais dificuldades enfrentadas

Diferente do comportamento adotado em outras ocasiões, finalmente o prefeito Haroldo Ferreira deixou de lado o "retrovisor". Não mais comparou sua gestão com as gestões anteriores, muito menos fez qualquer menção aos problemas encontrados no município, quando este assumiu o governo. Haroldo se ateve as dificuldades surgidas e enfrentadas por ele e sua equipe, no período que compreende os dois primeiros anos da sua gestão.

Como já era de esperarmos, Haroldo enfatizou os efeitos do momento econômico difícil, o qual vivencia o Rio Grande do Norte e o Brasil, que vem se refletindo nos municípios brasileiros através de sucessivas quedas nos repasses federais. Destacou Haroldo que, como se não bastasse, Felipe Guerra lida com um problema extra, que vem a ser o grave comprometimento das finanças do município, provocado pela folha de pagamento dos profissionais da Educação Pública Municipal.

Haroldo explicou que, os repasses do Governo federal através do Fundeb, vem correspondendo a tão somente cerca de 60% do que é gasto com a folha de pagamento destes profissionais. Desta forma, anualmente, o governo municipal vem sendo obrigado a complementar com outras receitas, o equivalente a quase R$ 2 milhões, sem contar todos os demais gastos com a manutenção das unidades escolares.

Tantas responsabilidades e recursos limitados, trouxe ao governo municipal, outra dificuldade, manter o município fora da inadimplência. Assim, segundo Haroldo, algumas vezes tem havido limitações, impossibilidade de obtenção de alguma certidão, mas nada que inviabilize o fechamento das contas públicas, bem como o avanço da gestão, que está programado para os dois próximos anos.

Ainda no quesito dificuldades enfrentadas, algumas declarações do prefeito Haroldo nos chama bastante atenção: "Além dos problemas financeiros que temos enfrentado e outros intempéries, a maior dificuldade tem sido tentar mudar a cultura da nossa população. Aqui há um grupo na nossa classe política que mobiliza uma parcela da sociedade, não para fazer oposição e muito menos política, mas sim para fazer politicagem. Isso me deixa muito triste, pois, eu vejo pessoas, famílias, que se deixam levar por uma linha mesquinha de pensamento, onde quanto pior melhor. Como pode cidadãos e cidadãs desejarem o mal pra sua própria terra? A nossa cultura é tão complicada que até mesmo para alguns aliados, é preferível que o gestor chegue até sua casa, do que as ações do governo." Declarou o prefeito Haroldo Ferreira.

Principais conquistas da gestão

Em relação às obras e conquistas do município de Felipe Guerra, nestes dois primeiros anos do governo Construindo e Inovando, o prefeito Haroldo Ferreira enumerou várias, fazendo observações que nos possibilitam a reflexão objetivada, quando decidimos concluir as atividades deste espaço neste ano 2014, trazendo um balanço acerca da atual gestão.

Haroldo Ferreira iniciou sua exposição neste quesito fazendo o seguinte questionamento: Qual cidade vizinha no Oeste potiguar, possui além de várias outras conquistas, obras iniciadas em 2013, que totalizem mais de R$ 4 milhões em investimentos? A partir deste questionamento Haroldo passou a enumerar diversas obras, mostrando que algumas estão avançadas, outras iniciadas, e outras com ordens de serviço assinadas.

Dentre as obras que estão em andamento, enumeradas pelo prefeito Haroldo Ferreira, estão: duas UBS's, uma na zona urbana e outra na comunidade de Santana;  75 unidades habitacionais na zona urbana; ginásio de esportes na zona urbana; quadra de esporte e adutora na comunidade de Mulungu; dentre outras. Sem contar com obras já concluídas como: reforma de todas as escolas, tanto na zona urbana quanto rural; reforma de ginásio; reforma de abatedouro e etc.

Haroldo destacou ainda outras conquistas obtidas pelo município de Felipe Guerra no seu governo, como: ônibus escolares, caçamba; carro pipa e máquinas de última geração. Destacou também que recentemente fez o governo municipal a aquisição de três veículos, sendo: um para o Conselho Tutelar; um para a Secretaria de Assistência Social, e um para a Secretaria de Saúde.

"Para tentar retirar os méritos do nosso governo, alguém talvez diga que são obras e benefícios do Governo Federal. Mas porque as demais cidades vizinhas não obtiveram as mesmas conquistas? O fato é que maioria destes benefícios só chegaram nos municípios onde os gestores se organizaram, foram algumas vezes à Brasília, pleitearam e puderam contar com apoios e empenhos decisivos." Além de todas essas conquistas, podemos dizer que, apesar de todas as dificuldades, estamos concluindo mais um ano da nossa gestão, com equilíbrio; importantes obras em andamento; em dia com o funcionalismo público e credores; com resultados favoráveis em todas as áreas e muitos projetos elaborados para serem executados nos próximos dois anos." Defendeu o prefeito Haroldo Ferreira.

Expectativas para 2015

Sobre as expectativas para 2015 o prefeito Haroldo Ferreira lembrou que, os indicadores apontam mais um ano de dificuldades em todo o Brasil. Porém acredita que a redenção do município irá finalmente se iniciar, pois com à ação ganha, contra a Petrobras, Felipe Guerra viverá um período de privilégios em relação aos demais municípios vizinhos, já que haverão recursos para a execução de grandes obras de infraestrutura, cujas os projetos já estão elaborados, como por exemplo: calçamento da estrada que da acesso a comunidade Brejo, pavimentação de diversas ruas; construção de novo abatedouro; construção da ponte metálica de São Lourenço; dentre muitas outras obras.

"Fui eleito para transformar a realidade de Felipe Guerra e graças a Deus vamos conseguir. Quando assumi o governo, além dos muitos problemas encontrados, é fato que tivemos que superarmos também a inexperiência, minha e da minha equipe. Finalmente, reconhecendo as falhas e buscando fazer os ajustes necessários, é chegada a hora de avançarmos e isso será possível. Mais do que nunca preciso do apoio de cada um dos que verdadeiramente querem o bem de Felipe Guerra, e sonha com dias melhores. Estamos prontos, amadurecidos, com muito planejamento e é chegada as condições de executarmos muitos projetos." Finalizou o prefeito Haroldo Ferreira.  

Fonte: Blog do Erinaldo Silva

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores