Felipe Guerra tem dia D de mobilização para vacinação contra a Paralisia Infantil e o Sarampo

O Governo Municipal de Felipe Guerra através da Secretaria de Saúde organizou o Dia D de mobilização para a vacinação contra a paralisia infantil e o sarampo, o dia D aconteceu dia 8 de novembro, sábado, na Unidade de Saúde Dr. Eilson Gurgel do Amaral, a campanha, ainda, terá um novo dia D, 22 de novembro, com o objetivo de reforçar o alcance da campanha no município. 

A campanha vai até o dia 28 de novembro e tem como objetivo manter a erradicação da poliomielite e garantir a eliminação do sarampo em todo o Brasil.

A vacinação contra a poliomielite será destinada a crianças entre seis meses e cinco anos de idade incompletos. A medida tem como objetivo manter a erradicação da doença no Brasil, que não apresenta casos de poliomielite desde 1990. A vacina tem eficácia de 90% a 95% com três doses.

Em relação ao sarampo, a recomendação é que sejam vacinadas crianças entre um e cinco anos de idade (incompletos), inclusive naquelas que já receberam a dose, mas não tiveram resposta satisfatória à vacina.

Fique atento: 

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave e a única forma de prevenção é por meio da vacinação. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A única forma de prevenção também é por meio da vacina.

Fonte: portalsaude.saude.gov.br















0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores