Felipe Guerra Participa de Reunião para Agregar Tecnologias no Campo

  
O prefeito Haroldo Ferreira (PROS) quer cada vez mais apoiar e buscar novas formas de melhorias para o trabalho e rendimento do trabalho do homem do campo.

Neste sentindo o Governo Municipal “Construindo e Inovando” enviou ontem, dia 16 de julho, a cidade de Apodi uma comitiva representativa composta pelo Chefe de Gabinete, Luiz Agnaldo de Souza, o Secretário de Agricultura Fernando Morais, acompanhado da técnica desta Secretaria Willa Vanessa Gurgel, participaram de uma reunião na Base da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN)-RN.    

O encontro foi organizado pelo Fórum dos Municípios da Comarca de Apodi com a presença de representantes de entidades ligadas à agricultura para discutir melhorias no campo.

O Fórum dos Municípios do Médio Oeste Potiguar articulou ainda a participação de representantes da Secretaria Estadual de Agricultura, EMPARN, EMATER, SEBRAE, FIERN e IFRN para através de parcerias com estas entidades, buscar mecanismos que possam agregar novas tecnologias ao trabalho no campo, desenvolver maneiras de enfrentar a estiagem e garantir mais renda ao trabalhador rural.

A Reunião, na Base da EMPARN, foi mediada pelo prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro, que falou da importância do Fórum como articulador de parcerias que possam resultar em benefícios diretos para o homem do campo, a exemplo da transferência de tecnologias utilizadas em experiências com algumas culturas na região da Chapada do Apodi.

A ausência do secretário de Agricultura do Estado, Tarcísio Bezerra, que é apodiense, foi justificada pelo assessor técnico da Secretaria de Agricultura do Estado, que falou da vontade do secretário de estar presente à reunião e comprometeu-se em levar ao secretário todas as reivindicações relacionadas à pasta, retiradas das discussões entre os participantes.

Dentre as instituições presentes, o representante da EMATER se colocou à disposição do ponto de vista de assessoria técnica, para contribuir com o crescimento da região, assim como o representante do SEBRAE que destacou a atuação do órgão na região, no que diz respeito à capacitação de mão de obra e a transferência de tecnologias.

O prefeito de Itaú, Ciro Bezerra, falou em nome dos demais prefeitos componentes do Fórum e disse estar disposto a lutar pela melhoria dos municípios, destacando o agronegócio como fundamental para melhorar e transformar a região que é castigada pela seca, mas tem um enorme potencial a ser explorado.

 A presença do IFRN em eventos que tratam dos arranjos produtivos da região, segundo Marcos Oliveira, diretor do Campus Apodi, é muito importante, porque a instituição dispõe de profissionais capacitados para atuarem nessa área e que estão prontos a exercerem o seu papel no desenvolvimento da região. Representando a Federação das Indústrias do RN, a FIERN, o vice-presidente, Terceiro Mela parabenizou a iniciativa dos prefeitos da região e ressaltou o potencial da Chapada do Apodi, comprometendo-se em ser um facilitador junto ao SESI e SENAI na capacitação da mão de obra local, porque segundo ele, bons projetos garantem a facilidade na liberação de recursos.

O Chefe de Gabinete, Luiz Agnaldo, usou da palavra e citou a importância da revitalização do rio Apodi-Mossoró e a tomada de outras ações como a não permissão de permanecia de animais em seu leito contaminando através dos dejetos e comprometendo sensivelmente a população que faz uso do rio e na oportunidade das colocações do Secretário surgiu outras denúncias de agressão ao importante rio, suporte no desenvolvimento da agricultura da chapada do Apodi.

"Foi por demais proveitoso este encontro e em especial pelas temáticas lá abordadas. Vamos nos unir e procurar tirar estas idéia do papel. Pelo menos é que pensamos, com total apoio do prefeito Haroldo Ferreira”, avaliou o encontro o Chefe do Gabinete Civil Luiz Agnaldo de Souza.  





0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores