4ª Feira da Agricultura Familiar tem êxito na Economia de Felipe Guerra

Mesmo enfrentando mais um ano de seca, agricultores familiares deste município comemoram uma produção satisfatória e a realização da comercialização da produção excedente, através da 4ª Edição  da Feira da Agricultura Familiar de Felipe Guerra.

Realizada com sucesso, a Feira aconteceu  nesta fim de semana, a partir do sábado, dia 12, com abertura às 19 horas na Cidade Baixa.
A promoção foi do Governo Municipal Construindo e Inovando pelas secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, Turismo e Eventos, Esporte, Cultura e Lazer.

Com a Feira da Agricultura Familiar realizada em 4 edições , foram diversos os produtos produzidos e comercializado, não só dos que praticam a agricultura família, mas este ano participaram também pequenos comerciantes que viram no evento uma oportunidade de melhorar  suas vendas”, evidenciou o prefeito Haroldo Ferreira(PROS) em sua fala de abertura do evento.

O prefeito felipense acrescentou ainda: “Aos poucos, mesmo com tantas adversidades que as administrações municipais de todo o Brasil vem passando, o município de Felipe Guerra em nosso governo tem atraído geração de oportunidades de ocupação e renda, paralelamente aos investimentos do Poder Executivo em ações, Programas e Obras, nos mais diversos setores”, finalizou Haroldo Ferreira.

O ano de 2013 terminou diferente para parte dos agricultores familiares do município de Felipe Guerra nas diversas  comunidades. A feira da Agricultura familiar realizada pelo Governo Municipal, através das já mencionadas  secretarias  reuniu os agricultores para a venda diretamente ao consumidor. O momento também foi de compartilhar com os demais o trabalho durante todo o ano.
Produtos alimentícios, como o tradicional Pirão de Banana Verde, galinha caipira, castanha beneficiada, feijão verde, arroz da terra, doces,bolos e artesanato, foi  produtos que esteve presente na feira, mais o que chamou atenção no evento foi a barraca da Baiana, que trouxe o Acarajé da Bahia, foi o produto alimentício mais comercializado na feira, juntamente com outros produtos derivados da Agricultura Familiar.

Resultados da Feira

Produtores como João Pereira dos Santos, que é pequeno irrigante no Brejo de Felipe Guerra, conta que toda a produção de arroz do irmão, que cultiva o produto  em um lote ao lado do seu, foi toda vendido
"Graças a Deus tudo o que cultivamos esse ano foi vendido, a procura foi muito grande e às vezes a pessoa vinha comprar e não tinha mais. Foi um ano bom pra nós", comemora o produtor da Agricultura Familiar.

O prefeito Haroldo Ferreira e os produtores chegaram a um consenso: O ideal é que a Feira da Agricultura Familiar aconteça mais vezes por ano . "Quando sentarmos agora em 2014 para planejarmos vamos ver as possibilidades da feira acontecer com uma certa periodicidade", afirma o gestor Haroldo Ferreira.


Cerca de quase duas dezenas de Barracas (Stands) formaram o cenário da Feira na Cidade Baixa, o que resultou numa renda de quase R$ 5 mil reais., foi o que repassou Willa Vanessa  Gurgel, técnica  integrante da equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Felipe Guerra, à frente  o Secretário  Fernando Morais. 




























0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores