Médico Cubano de Programa Federal já está em Felipe Guerra

Coordenadora do PSF, Médico Cubano e Sub-Secretária de Saúde na cidade de Natal - Rn 
O Rio Grande do Norte recebeu no dia 02 de novembro passado, mais 95 profissionais cubanos do Programa Mais Médicos do Governo Federal, como parte do convênio de Cooperação com a Organização Pan-Americana de Saúde –(OPAS).

Eles chegaram a Natal em voo da FAB, com desembarque na Base Aérea de Natal. Os profissionais foram recepcionados por representantes do Governo do Estado e apoiadores do Ministério da Saúde.

O novo grupo de profissionais que chegaram ao estado correspondem à segunda etapa do segundo ciclo do Programa Mais Médicos.

Eles estão sendo lotados em cerca de 90 municípios, inclusive Felipe Guerra, segundo informa Hugo Mota, coordenador da Comissão Estadual do PROVAB/Mais Médicos. Depois que os profissionais chegarem e passarem por um momento de acolhimento em Natal, para conhecer a realidade do Sistema Único de Saúde do Estado.

Eles permaneceram em Natal até a sexta-feira (06) e depois seguiram para os municípios onde também passarão por um acolhimento para conhecer a estrutura de saúde de onde estão sendo  lotados.

Acolhimento em Felipe Guerra

Na sexta feira, dia 06 de dezembro, foi destinado a Felipe Guerra o médico cubano Dr. José Luiz Mora, que chegou naquele dia à cidade acompanhado pela sub-secretária de Saúde Jaqueline Câmara e da Coordenadora do Programa de Atenção Básica, a enfermeira Cristiane Mirla.

No sábado 07 de dezembro, aconteceu uma recepção na casa do Prefeito Haroldo Ferreira, (PROS) com participação dos Secretários e Assessores da gestão “Construindo e Inovando”, Vice-Prefeito Paulo Guilherme, Presidente da Câmara  de Vereadores, Salomão Gomes, Vereadores, Ubiracy Pascoal, Ronaldo Pascoal, Djalma Laurindo, Pedro Cabral e ex- Vereador Paulo Cesar.

O Prefeito Haroldo Ferreira, na ocasião fez as honras ao anfitrião, apresentando todos os auxiliares da administração presente no Jantar.

No Domingo, o prefeito Haroldo Ferreira a Secretária Municipal de Saúde, Dra. Girlene Ferreira visitaram a Unidade de Saúde Dr. Eilson Gurgel do Amaral e mostraram a cidade ao Médico.

Na Segunda Feira, dia 09, foi reiniciado o reconhecimento ao Hospital Municipal Dr. Eilson Gurgel do Amaral e a continuação das visitas às comunidades Rurais, acompanhado pela Secretaria de Saúde Dra. Girlene Ferreira, Diretor da Unidade Hospitalar Dr. Adailton Morais e coordenadora do Programa da Atenção Básica da Família, a enfermeira Cristiane Mirla.

Na parte da tarde, 16hs aconteceu uma reunião com equipe da saúde, no  COMDICA, onde aconteceu a apresentação do Médico a equipe, ocasião em que ele apresentou o seu curriculum e falou das expectativas e desafios que irá encontrar em Felipe a Guerra.

A equipe segue nesta terça feira, dia 10 de dezembro, com as visitas de reconhecimento e conversas com as lideranças PSF e famílias das comunidades rurais ainda não visitadas de Felipe Guerra.


Recepção dos Médicos na Cidade de Natal -RN: 



Reunião na Unidade Basica Dr. Eilson Gurgel do Amaral : 




Reunião com a Secretária de Saúde Girlene Ferreira e o Médico Dr. José Luiz com a equipe de saúde no COMDICA: 











Recepção na casa do Prefeito Haroldo Ferreira : 











0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores