Ministério da Saúde Libera Brasil Sorridente para Felipe Guerra

Aos poucos a Saúde Pública do município que está funcionando neste primeiro ano de administração municipal, gestão “Construindo e Inovando”, com recursos próprios, devido à situação que o Prefeito Haroldo Ferreira recebeu o executivo da Gestão anterior, está tendo avanços significativos com perspectivas para a plenitude em sua gestão.

Ainda este mês de novembro estará em total funcionamento o Programa Brasil Sorridente que já foi autorizado pelo Ministério da Saúde, segundo informações
da subsecretária de Saúde Dra. Jaqueline Gurgel.

“A exemplo de outros programas da Saúde Pública e de outros setores essências que melhoram a qualidade de vida dos nossos conterrâneos, o Programa Brasil Sorridente era de total apoio e contra partida do governo municipal”, garante o prefeito Haroldo Ferreira.

Para atuarem dentro do Programa Brasil Sorridente, o município conta com os serviços profissionais de 3 odontólogos e ainda o apoio referenciado do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do município de Apodi.

Além dos serviços que o programa que vai melhorar a Saúde Bucal de Felipe Guerra vai oferecer, os assistidos terão direito a próteses dentárias. (Dentaduras Postiças).

Outra frente de atuação preventiva do Brasil Sorridente é a garantia da fluoretação da água em 100% dos municípios com sistema de abastecimento. Atualmente, 65% das cidades têm o serviço. Onde  não há flúor na água a incidência de cáries é 49% maior. Outra ação do Brasil Sorridente é a orientação e a distribuição de kits como pasta e escovas de dente pelas equipes da saúde bucal para as famílias mais carentes. 

 Política Nacional de Saúde Bucal - Brasil Sorridente

O Brasil Sorridente é uma política do governo federal com o objetivo de ampliar o atendimento e melhorar as condições de saúde bucal da população brasileira. É a primeira vez que o governo federal desenvolve uma política nacional de saúde bucal, ou seja, um programa estruturado, não apenas incentivos isolados à saúde bucal.


O Programa Brasil Sorridente é destinado a todos os brasileiros que dependam da rede pública de saúde para receber tratamento odontológico. De acordo com o primeiro levantamento nacional de saúde bucal, concluído em março de 2004 pelo Ministério da Saúde, 13% dos adolescentes nunca foram ao dentista; 20% da população brasileira já perderam todos os dentes; 45% dos brasileiros não têm acesso regular à escova de dente.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores