Gestão de resultados completa 100 dias em Felipe Guerra



Ao completar pouco mais de três meses da nova administração do município médio oestano, o seu Prefeito Haroldo Ferreira (PSD) foi aos órgãos de comunicação do município e da região e fez uma avaliação de como, após vencer uma estrutura com mais de 40 anos de domínio, que deixou estragos devastando até mesmo a institucionalização da prefeitura, teve que enfrentar as ações administrativas onde nada existia.

“Graças nós da oposição que vencemos as eleições e a Justiça que bloqueou os recursos, podemos com recursos próprios iniciar as primeiras ações administrativas onde tudo era prioridade. Fiquei muitas vezes sem saber por onde começar”, confessou o Prefeito Haroldo numa de suas entrevistas às emissoras de Rádio da região. 

Uma Reforma administrativa que reduziu a máquina administrativa, as secretarias, que eram 14 e foram reduzidas para 9. Censo funcional que identificou quantos e quais eram as pessoas que recebiam, quando recebiam, “salários” da Prefeitura, mas uma boa parte nem sequer trabalhava.  

“A partir de como recebemos a administração, entendemos que em primeiro lugar tínhamos que dar uma identidade a instituição maior do município a Prefeitura. Precisávamos também dar uma credibilidade a esta instituição”, explicou o gestor felipense.

Como uma das primeiras ações administrativas do governo municipal “Construindo e Inovando” foi necessária a criação de uma política de valorização dos funcionários, servidores da Prefeitura de Felipe Guerra, seu patrimônio maior.

Pagamento em dia aos funcionários, aos fornecedores e prestadores de serviços da municipalidade foi dando uma nova cara ao Governo, ao mesmo tempo em que foi constituindo por parte dos comerciantes e a população em geral, uma credibilidade a Prefeitura Municipal, o que não acontecia antes.

SAÚDE E INFRA-ESTRUTURA

“Para se ter uma vida digna em primeiro lugar a sua população tem que ter saúde. E nada neste sentido existia em Felipe Guerra” afirma o prefeito Haroldo Ferreira.

A administração teve que instituir a política de Saúde Pública pela parte mais elementar que é o direito da população ter acesso a Atenção Básica, da mesma forma a média e alta complexidade.

Desta forma o Prefeito Haroldo Ferreira como uma das primeiras ações administrativas na área da Saúde, foi a criação e funcionamento de duas Unidades Básicas de Saúde (postos de Saúde), uma na cidade e outra na Zona Rural do município, com equipes completas de Estratégias de Saúde da Família(ESF-PSF)  e de uma Unidade de Pronto Atendimento( Espécie de Hospital Municipal), funcionando com 6 médicos, que se revezam em plantões e atendimentos diversos e com 3 ambulâncias.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, 1995 pessoas, que representam 1/3 da população do município foram atendidas através das equipes do ESF/PSF e da Unidade de Pronto Atendimento.

Foram destinados 3 automóveis, em regime de locação, para servirem a Secretaria Municipal de Saúde. Nos próximos dias, mais uma equipe da Atenção Básica, ESF/PSF, irá funcionar na zona urbana, Cidade Baixa, que é a referência e marco da história da fundação e cultural de Felipe Guerra.     

Estava para ser iniciado o ano letivo, mas um grande desafio surgia: Seis Unidades Escolares da Zona Rural encontravam-se sem as mínimas condições de funcionamento. O ano letivo, portanto teve que ser adiado. Mas algo teria que ser feito e rápido para não prejudicar a Educação do Município.

Numa operação emergencial e alocando recursos próprios, através do Governo Municipal, foram reformadas e algumas até ampliadas seis Unidades Escolares da Zona Rural. Ônibus foram substituídos pelos antigos, arcaicos e não recomendados Pau-de-Arara, que melhorou e humanizou como recomenda a Lei o Transporte Escolar.     

Novas escolas, aquisição de novas carteiras junto ao Governo do Estado, pois em algumas escolas não existia uma sequer, transporte escolar adequado, merenda escolar e professores na sala de aula, permitiram iniciar o ano letivo de 2013, tendo continuidade com conquistas e melhorias, numa recomendação de prioridade do Prefeito Haroldo Ferreira.

Estradas e acessos entre a cidade e a zona rural foram construídos. Sem débitos junto a CAERN e a COSERN, pois está sendo feito parcelamento, nos breves dias acontecerão melhorias em todo o Sistema de Abastecimento  D’água da cidade e a Iluminação Pública será melhorada na cidade e na zona rural.

Está sendo articulada a captação de recursos via Ministérios, tão logo sejam removidos os 12 itens dos 14 que colocaram o município de Felipe Guerra na inadimplência, sendo que estes recursos serão destinados, segundo o Prefeito Haroldo, para a construção inicial de 60 casas populares.

Ainda fruto de convênios, segundo o Prefeito Haroldo, serão calçadas e pavimentas ruas na cidade e outros projetos arrojados que estão sendo preparados pela administração Construindo e Inovando.

Agricultura

Para o habitante da zona rural e região ribeirinha, o Prefeito Haroldo Ferreira já investiu com cortes de terra nas áreas irrigadas e pretende despoluir a região ribeirinha do Rio Apodi-Mossoró, a altura do município, além de outras ações efetuadas em andamento para a melhoria da qualidade de vida do Homem rural.

Uma forte parceria está sendo viabilizada com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras  Rurais e a instituição do Agro turismo.  

LEGALIZAÇÃO PREVIDENCIÁRIA  E DOS PRECATÓRIOS

Negociação dos Precatórios e a reorganização e funcionamento da Previdência Própria, após solicitar do Ministro da Previdência Social Garibaldi Filho, da vinda de uma auditoria para tal.
TURISMO REGIONAL

Com a realização da 1ª Feira da Produção da Agricultura Familiar na cidade Baixa, é pretensão do prefeito ir gradativamente implantando a prática do Turismo Regional com um inventário das potencialidades e belezas do município.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Foram ativados os Programas Sociais, PETI, PROJOVEM, Grupo de Idosos, dentre outros programas que passarão por reformas e inovações do Ministério do Desenvolvimento Social.                
O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e Conselho Tutelar, também foram instituídos e já funcionando com funcionários, produtos e ações e boa qualidade.

O Cadastro Único/Bolsa Família, que norteia as principais políticas destinadas às famílias carentes do município passarão por uma profunda reforma e assim possam praticar políticas justas e que beneficiem somente àqueles que realmente preencham os requisitos das condicionalidades da carência.

ESPORTES E LAZER

Com o incondicional apoio da administração Construindo e Inovando, os jovens de Felipe Guerra e da região estão sendo ocupados com uma lazer digno e a prática de esportes, principalmente o futebol, através de campeonatos e demais eventos de entretenimento.   

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores