Equipe da Atenção Básica de Saúde irá à zona rural aplicar vacina contra gripe

A secretaria Municipal de Saúde estará a partir desta terça feira (03), na zona rural de Felipe Guerra com a campanha de vacinação contra gripe H1N1. Segundo a Coordenadora da Atenção Básica de saúde Cristiane Mirla, a campanha inicia pelo São Lourenço e Santana nesta terça-feira (03), quarta-feira (04), será a vez do Boqueirão e Tabuleiro, quinta-feira (05), Brejo/Passagem Funda/Rosário, sexta-feira (06), Fazenda Nova. Dia 09, segunda feira, Poço Tilon e Mulungu, dia 11, terça-feira Arapuá.   
No dia D da campanha, que foi realizado no último sábado (29), 375 pessoas procuraram a Unidade integrada de Saúde Dr. Eilson Gurgel do Amaral para receber a dose da vacina, número que está dentro da meta estipulada pela Secretaria de Saúde para vacinar o grupo prioritário. Dando sequência a campanha de vacinação, os agentes da equipe da Atenção Básica de Saúde da zona urbana estará indo, de casa em casa, para vacinar aquelas pessoas que são do grupo prioritário que por algum impedimento não podem ir até Unidade de Saúde para receber a vacina.  
Quem tem prioridade para se vacinar gratuitamente?
- Crianças de 6 meses a menores de 5 anos;
- Gestantes;
-Trabalhador de saúde;
-Povos indígenas;
-Indivíduos com 60 anos ou mais de idade;
-População privada de liberdade;
-Funcionários do sistema prisional;
-Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis;
-Pessoas portadoras de outras condições clínicas especiais (doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias).

Quais são as contraindicações para a vacina?

De acordo com o Portal da Saúde, pessoas com alergia comprovada e importante ao ovo não devem receber a vacina. Quem está com imunodepressão, natural ou medicamentosa, deve receber orientações específicas do próprio médico.

*Com informações do Ministério da Saúde





0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores