Para combater o mosquito Aedes, Secretaria Municipal de Saúde se mobiliza

O mosquito Aedes tem 0,5 cm de tamanho, porém, pode derrubar uma pessoa com até 2 m de altura. Ele é responsável por transmitir a Dengue, Chikungunya e Zica.

Febre alta, dor de cabeça, dores no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele, são sintomas causados pela dengue. O Chikungunya tem os sintomas muito parecidos com o da dengue, difere apenas nas manchas avermelhadas que surgem no corpo e dores intensas nas articulações. Já quem contraem Zica, sente dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos, acrescenta – se inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômitos, estes sintomas podem durar até um mês.  

Para evitar todas essas enfermidades é necessário o incessante combate ao mosquito Aedes. A Secretaria Municipal de Saúde nos últimos dias vem intensificando as ações visando exterminar focos do mosquito.

Mutirões, entrega de sacos plásticos para acondicionar o lixo, visitas nas residências para inspecionar se há focos do mosquito, limpeza e retirada de lixos em terrenos baldios, panfletagem, palestras em escolas e caminhadas foram das muitas atividades realizadas pela Secretaria no combate ao Aedes.

Porém, nada disso surtirá efeito se a população não se conscientizar que tem que manter a vigilância redobrada para evitar criadouros do mosquito, ações simples como: tampar tonéis e caixa d’Água; manter as calhas sempre limpas, deixar as garrafas viradas com a boca para baixo, manter lixeiras bem tampadas; deixar ralos limpos e com aplicações de telas; limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia; limpar com escova ou bucha os potes para água de animais; retirar a água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupas.   


Com ajuda de todos, conseguiremos vencer a guerra contra o mosquito.















0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores