Secretaria Municipal de Agricultura reúne banco de sementes para discutir estiagem


A Secretaria Municipal de Agricultura e meio ambiente junto com a Emater reuniu todos os banco de semente (BC), do município com o propósito de fortalecerem a política dos bancos de sementes para que dessa forma garanta a semente para a plantação do próximo ano.

Devido à estiagem, muitos dos agricultores perderam suas plantações, o que preocupa a Secretaria, a mesma vem fazendo reuniões em todas as comunidades com os agricultores, a fim de trazer soluções para o plantio do próximo ano (2016). Junto com o Secretário Fernando Leite está o Extensionista da EMATER, Hudson Bruno, que formalizaram um relatório, apontando que é necessária uma semente de melhor qualidade para os agricultores.

A política do Programa, que é do Governo do estado é: o agricultor recebe o estoque inicial e se compromete a devolver após o plantio um percentual que varia de 50 a 100% da semente que recebeu, sendo definido pelos próprios agricultores do Banco, em assembléia. Essa devolução ao Banco objetiva a ampliação ou reposição do estoque de sementes nos BS. No caso de estiagem, após o levantamento da safra e da situação climática

Felipe Guerra e Apodi este ano receberam, além das sementes de milho, feijão, sorgo ponta grossa receberam também, sementes de arroz, uma reivindicação dos agricultores locais.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores