Secretaria da Assistência Social realiza a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Aconteceu hoje (03), na sede do COMDICA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), a 1ª conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Felipe Guerra, com o tema “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – Fortalecendo o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente”.

A Conferência tem como objetivo principal, sensibilizar e mobilizar a sociedade Felipense na defesa do estatuto da criança e do adolescente, fomentar a criação e o fortalecimento dos espaços de participação de crianças e adolescentes; propor estratégias que promovam o fortalecimento dos conselhos dos direitos da criança e do adolescente e articular os atores do sistema de garantia de direitos para participarem da elaboração e implementação dos planos Decenais, estadual e municipal. Além disso, na conferência serão escolhidos os Delegados para participarem da Conferência Estadual em data ainda a ser marcada.

O evento contou com a participação do Prefeito Haroldo Ferreira, da Secretária Interina da Assistência Social Girlene Ferreira, da Presidenta CMDCA Assistente Social Elisangela Morais, Secretária Municipal de Educação Maria das Neves, aluno da Escola Estadual Antônio Francisco Arthur, representando a Câmara vereadores Vereador Ubiracy Pascoal, Presidente do Conselho Tutelar, Conselheiro Mazinho, Sub Secretaria de Saúde, Jackeline Gurgel e Vereadora Joedna Canela.
A Assistente Social, Elisangela Morais como presidenta da CMDCA (Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente), fez a abertura oficial da Conferência, enfatizando a importância daquele momento, em que irá delinear diretrizes para politicas de proteção e promoção das crianças e adolescente. A Secretária Interina da Assistência Social Girlene Ferreira em sua fala fez uma invocação para os presentes. “Será que estamos dando a devida atenção as nossas crianças? será que o conselho tutelar está fazendo suas ações de prevenção e proteção? Esse é o momento de discutirmos tudo isso e sair daqui com ações concretas para nossas crianças” Disse Girlene Ferreira.

Já o Prefeito Haroldo Ferreira solicitou que a família esteja mais presente na vida dos filhos, se referindo aos caminhos tortuosos que muitos jovens seguem devido ás drogas. “Nós, como pais, como família, temos que estar mais presentes, por que ás drogas está aí e, sozinhos não conseguimos fazer tudo, muitos querem que o estado o município façam tudo, mas não tem como, se não tiver a presença e a proteção da família, portanto, desejo a todos que discutam, traçam metas para proteger nossas crianças e adolescentes, pois estando no papel vira lei, aí fica mais fácil de cobrar” Disse o Prefeito Haroldo Ferreira.


Após as falas, a Psicóloga Jorgeanni Pinto proferiu a palestra: “Politica e Plano Decenal dos Direitos Humanos da Criança e do adolescente” com o Sub Tema: “Fortalecendo os Conselhos de Direitos”, em seguida foram formados 05 grupos de trabalho para discutir os eixos temáticos e formatar um relatório das propostas oriundas dos grupos a ser referendada na plenária final a serem apresentadas na, IX Conferência Estadual.

















0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores