Secretaria de Saúde de Felipe Guerra promove Campanha Municipal de Doação de Sangue

O Governo Municipal de Felipe Guerra juntamente com a Secretaria de Saúde e o Hemocentro estão organizando uma Campanha Municipal de Doação de Sangue, o objetivo é ajudar o Hemocentro de Mossoró que sempre esta necessitando arrecadar doações de sangue pois o Hemocentro de Mossoró atende toda a região oeste do estado.  

A Campanha acontecerá no sábado dia 9 de agosto em frente ao Hospital Municipal, Dr. Eilson Gurgel do Amaral, das 07h00 às 15h00.  

Para doar é simples basta sentir-se bem, com saúde, apresentar documento com foto, válido em todo território nacional, ter entre 18 e 65 anos de idade, ter peso acima de 50Kg.

É preciso ter alguns cuidados simples nunca vá doar sangue em jejum, faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior a doação, não poderá ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores, evite fumar por pelo menos 2 horas antes da doação, evite alimentos gordurosos nas 3 horas antecedentes a doação, interrompa as atividades por 12 horas as pessoas que exercem profissões como: pilotar avião ou helicóptero, conduzir ônibus ou caminhões de grande porte, subir em andaimes e praticar pára-quedismo ou mergulho. 

Algumas pessoas não poderão fazer a doação, quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade, mulheres grávidas ou amamentando, pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas, usuários de drogas e aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.

Após a doação você receberá um lanche, instruções referentes ao seu bem estar e poderá posteriormente conhecer os resultados dos exames que serão feitos em seu sangue. 

Estes testes detectarão doenças como AIDS, Sífilis, Doença de Chagas, HTLV I/II, Hepatites B e C, além de outro exame para saber o tipo sanguíneo. Se for necessário confirmar algum destes testes, o doador será convocado para coletar uma nova amostra e se necessário, encaminhado a um serviço de saúde. Após 30 dias de sua doação, a carteirinha do doador ficará disponível para retirada no local da doação.

Todo o sangue doado é separado em diferentes componentes (como hemácias, plaquetas e plasma) e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada. 
Os componentes são distribuídos para os hospitais da cidade para atender aos casos de emergência e aos pacientes internados. 
Participe desta campanha você pode fazer a diferença na vida de alguém! 

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores