Felipe Guerra: Agentes de Saúde Recebem Treinamento

Hoje pela manhã, (06/06), aconteceu na sede da Secretaria de Saúde, o treinamento para uso do novo Sistema de Coleta de Dados Simplificado (CDS) do E-SUS, quem esta orientando os Agentes de Saúde é a Coordenadora do PSF, Cristiane Mirla, juntamente com a enfermeira do PSF Juliana Emanuela, com o objetivo de facilitar a coleta de dados do município e melhorar a integração dos serviços de saúde.

Com objetivo de ter um Sistema Único de Saúde (SUS) que efetivamente cuida da população, demanda organização e capacidade de gestão do cuidado à saúde cada vez mais efetiva e para atingir esse desafio, é essencial ter Sistemas de Informação em Saúde (SIS) que contribuam com a integração entre os diversos pontos da rede de atenção e permitam interoperabilidade entre os diferentes sistemas. 

O e-SUS é uma das estratégias do Ministério da Saúde para desenvolver, reestruturar e garantir a integração desses sistemas, de modo a permitir um registro da situação de saúde individualizado por meio do Cartão Nacional de Saúde. 

O E-SUS existe para facilitar e contribuir com a organização do trabalho dos profissionais de saúde, elemento decisivo para a qualidade da atenção à saúde prestada à população, foram criados o  Sistema com Coleta de Dados Simplificados (CDS) e o sistema com Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC).

O Sistema com Coleta de Dados Simplificada (CDS) que será usado no município de Felipe Guerra é um software de caráter transitório, a ser utilizado até que o município alcance os padrões necessários para implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), pois não é necessário que as UBS estejam informatizadas ou que tenham conexão a internet. 

Nesta modalidade, os dados são coletados em fichas de papel e substituirá os sistemas atuais (ex.: SIAB, HIPERDIA, SISPré-Natal). Desse modo, essa modalidade também contribui para desburocratizar e dar maior agilidade ao atendimento da população.





0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores