Secretaria Municipal de Saúde participa de Capacitação do e-SUS

O Governo “Construindo e Inovando” enviou a Natal, a Coordenadora do Programa da Atenção Básica (PAB), Enfermeira Cristiane Mirla, a Sub-Secretária Municipal de Saúde de Felipe Guerra, Jackeline Gurgel e o Operador de Sistema de tecnologia de informação, Antonio Marcos para participarem de importante capacitação em Natal.

Trata-se de um o novo sistema de informatização da Atenção Básica desenvolvido pelo Ministério da Saúde (MS), a ser implantado nos municípios
do Rio Grande do Norte, a oficina está sendo realizada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) desde segunda-feira (12), por região, tendo já reunido técnicos da 1ª e 6ª regiões e Região Metropolitana.

Juntamente com outros profissionais deste setor dos municípios da 2ª e 8ª regiões de saúde, técnicos da Secretaria Municipal de Saúde de Felipe Guerra, participam hoje (14), no Hotel Praia Mar em Ponta Negra, da capacitação para implantação do e-SUS no Rio Grande do Norte.

O encontro encerra na sexta-feira (16) com técnicos da 3ª região de saúde, onde participam dos eventos apoiadores e co-responsáveis do Ministério da Saúde, Departamento de Articulação Interfederativo (DAE), UFRN, dentre outros.

Os sistemas de informação da Atenção Básica (SIAB) são utilizados para o monitoramento das estratégias de saúde da família, através da inclusão de dados estatísticos, como o número de famílias atendidas, quantidade de pacientes com diabetes e hipertensos, entre outras informações que permitem o conhecimento do perfil das comunidades atendidas.

A oficina é dedicada, no período da manhã, para uma apresentação dialogada do e-SUS, e uma apresentação da estratégia Telessaúde Brasil Redes. À tarde, a capacitação segue para a parte prática, com o manejo das fichas no laboratório de informática.

O responsável técnico pela estratégia de saúde da família da SESAP, Hugo Mota, explica que o e-SUS tem, dentre suas vantagens, a apresentação dos dados de forma mais qualificada.      
                                                
“O novo sistema traz um número menor de fichas de trabalho, além de estar interligado a outros sistemas como o SISVAN (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional) e o SISHIPERDIA (Sistema de Gestão Clínica de Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus da Atenção Básica)”, explica o técnico.  Hugo Mota informa ainda que o novo Sistema e-SUS, “Permitirá que uma mesma informação, ao ser inserida pelo município, seja comum a todos os sistemas”, detalha.
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif


0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores