Secretaria de Assistência Social participa do XVI CONGEMAS em Cuiabá

O Município de Felipe Guerra participou entre os dias 28 e 30 de abril, em Cuiabá, Mato Grosso do Sul, do XVI Encontro Nacional do CONGEMAS (Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social). O objetivo do evento foi congregar gestores que fazem a Política Nacional de Assistência Social no âmbito nacional, estadual e municipal.


Participaram do evento diversas autoridades políticas como a Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, Deputados, Secretários, Conselheiros, Técnicos das Secretarias e do MDS entre outras.
No evento, o município de Felipe Guerra, por determinação do prefeito Haroldo Ferreira (PROS), foi representado pelo Secretário Municipal de Assistência Social Adailton de Morais.

Na ocasião deste importante evento para o desenvolvimento das políticas sociais de Felipe Guerra, Adailton Morais levou documentos comprobatórios e importantes que atestam o porquê de até agora não ter sido apresentada nos órgãos que comandam a Assistência Social, a prestação de contas do período de 2010 a 2012.

Inclusive estarão tramitando a partir de agora, ações que estão na Justiça Federal contra a administração passada que cometeu mais uma ação de desatenção com o Poder Público do Executivo Municipal e conseqüentemente penalizando a população de Felipe Guerra.

O encontro foi dinamizado pela realização de 20 oficinas temáticas, onde técnicos e gestores municipais puderam identificar a partir da realidade local.

Os problemas e desafios na execução do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) em cada município, percebendo a necessidade e garantia da programação dos serviços e benefícios sociais, que alcancem o conjunto da população na diversidade sócia territorial com ampliação do com o financiamento em todos os níveis federativos, em particular, o nível municipal.

Segundo o Secretário Adailton Morais, o município de Felipe Guerra participou dos eventos interagindo com outros estados na discussão sobre a efetivação do SUAS.

Neste ano, o encontro teve como tema “Avaliando o SUAS: Um olhar sobre a gestão compartilhada dos entes federados”. Durante o evento, a troca de experiências teve como objetivo elaborar propostas e projetos que deverão melhorar a atuação do Sistema Único da Assistência Social nos municípios.

“Neste sentido, teremos que nos atualizar e mudar procedimentos e nomenclaturas em todo o contexto das Políticas Públicas da Assistência Social e seus programas sociais” avisou o Secretário Adailton de Morais.

No último dia do encontro foi eleita a nova diretoria do CONGEMAS e escolhido a cidade que sediará o encontro de 2015. O novo presidente é o secretário de Assistência Social de Cuiabá, José Rodrigues e a cidade que sediará o encontro em 2015 é Fortaleza.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores