Felipe Guerra Vacina Contra HPV a partir desta Segunda

Nesta segunda-feira (10) começam a serem aplicadas as primeiras doses da vacina contra o papilomavírus humano (HPV) em meninas entre 11 e 13 anos, na rede pública de saúde. O HPV é a principal causa de câncer de colo de útero.

A vacinação está disponível na Unidade Integrada de Saúde Dr. Eilson Gurgel do Amaral na parte da manhã ate às 13 horas, é o que informa a enfermeira Cristiane Mirla.

“Só será aplicada a vacina na Unidade Integrada de Saúde Dr. Eilson Gurgel do Amaral, naquela menina que vier acompanhada pelo pai ou responsável”, alerta Cristiane Mirla. 

A maioria dessas jovens deve receber as doses nas escolas, mas elas também estarão disponíveis nos postos de saúde.  

De acordo com o Ministério da Saúde, foi determinada essa faixa etária para a vacinação gratuita por ser o período da vida da mulher em que a vacina tem a melhor resposta imonológica. Para tomar a vacina nas escolas, as meninas deverão ter a autorização dos pais e responsáveis. Em todo o Estado devem ser vacinadas 808,3 mil meninas.

Dessas, 130 devem ser aplicadas no município de Felipe Guerra informa Cristiane Mirla, que explica que antes deverão acontecer reuniões e explicações da importância desta vacinação, e chamando bem atenção de que a aplicação desta vacina contra HPV, não é uma apologia, incentivo à prática sexual para os jovens, mas sim uma conscientização e educação para a imunização.

Esta vacina contra o HPV não está à disposição no Mercado Formal, que custa R$ 500,00 cada dose e mesmo assim não imuniza contra todos os vírus como sejam, 6,11,16 e 18. Sendo que os vírus 16 e 18 são os mesmos que provocam o câncer, explica a enfermeira coordenadora da Atenção Básica de Felipe Guerra Cristiane Mirla.

Cronograma da Vacinação em Felipe Guerra

Na 5ª feira, 13, a vacinação contra HPV será aplicada em alunos da Rede Municipal de Ensino, quando na oportunidade em consonância com o Programa Saúde na Escola (PSE), após reunião com professores e alunos.


Na 6ª feira será a vez de repetir a mesma metodologia de aplicação da vacinação nas escolas da Rede Estadual de Ensino e da Rede Particular.  

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores