Unidades de Saúde recebe fiscalização do PMAQ


Avaliador coletando informações sobre o programa de saúde bucal
Uma equipe do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) do Ministério da Saúde, esteve na manhã de hoje (26/02), fiscalizando as instalações das Unidades Básicas de Saúde do Municipio.

O PMAQ é um programa de âmbito nacional que tem como objetivo promover a melhoria do acesso e da qualidade da atenção à saúde. Lançado em 2011, o PMAQ contempla as equipes de Saúde da Família e de Atenção Básica parametrizadas, incluindo equipes de saúde bucal.

O objetivo da fiscalização é avaliar as ações feito pela municipio através do PMAQ , dentre eles as condições de saúde da população e sobre a satisfação dos usuários em relação a atenção básica, estimular o foco da atenção básica no usuário, promovendo a transparência dos processos de gestão, a participação e controle social e a responsabilidade sanitária dos profissionais e gestores de saúde com a melhoria das condições de saúde e a satisfação dos usuários.
Avaliadores coletando informações na UBS da cidade baixa

A Equipe vinda de Natal, composta por 10 técnicos e um supervisor visitaram: a Unidade Hospitalar Dr. Eilson Gurgel do Amaral, UBS da Cidade Baixa e UBS do Mulungu. Além da visita as UBS's, os fiscais fizeram visita nas residências próximas da Unidade, com o intuito de coletar dados sobre a satisfação dos que utilizam a Unidade Básica de Saúde.

Após a coleta dos dados pela equipe o Ministério da Saúde emitirá uma nota sobre a avaliação e a satisfação dos usuários.

Durante toda a visita a Sub-secretária de Saúde, Jaqueline Gurgel e a Coordenadora do PSF, Cristiane Mirla, acompanharam os avaliadores.











0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores