Fluxo D’ Água de Rio em Felipe Guerra está Ocorrendo Parcialmente

Após denúncia de agricultores e pescadores de Felipe Guerra que estavam sendo prejudicados com a escassez da água corrente no leito do rio Apodi/Mossoró, em cerca de 30 km em território deste município, prejudicando produtores rurais, pescadores e demais atividades dependentes do curso normal do rio, a situação está sendo normalizada gradativamente, é o que informa o Secretário-Chefe do Gabinete Civil o Governo Municipal, Luiz Agnaldo de Souza.

O Prefeito Haroldo Ferreira acompanhado de Luiz Agnaldo, Chefe de Gabinete do Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Fernando Morais, Procurador Geral do Município Dr. Júlio César e dos vereadores, Salomão Gomes, Presidente do Poder Legislativo de Felipe Guerra, Ubiracy Pascoal, líder do Governo Municipal na Câmara e Ronaldo Pascoal, estiveram reunidos no Gabinete do Prefeito de Apodi Flaviano Monteiro, dia 22 de outubro, terça feira acompanhado de alguns secretários, quando  foi aberta discussão amistosa em torno da problemática.

Com visita In Loco, de comitiva integrada por representantes dos poderes Executivo e Legislativo dos dois municípios, ficou constatado que a parede de contenção construída em território apodiense no leito do rio Apodi/Mossoró, foi uma iniciativa de uma equipe de pescadores na Lagoa do Bico Torto com apoio do Executivo apodiense e não de responsáveis pela obra de Irrigação da Chapada do Apodi, com chegara a ser especulado anteriormente.

Entendendo a Problemática

Com diminuição da vazão, via comportas, da Barragem de Santa Cruz de 10% para 5% do que os órgãos responsáveis determinara anteriormente, a Lagoa do Bico Torto em Apodi, manancial onde serve de fonte de pescarias para vários pescadores da Chapada do Apodi, eles( pescadores) presenciaram a Lagoa quase secar e resolveram tomar uma iniciativa para garantir a sobrevivência com o endosso do Executivo apodiense.
Construíram uma parede de contenção a altura da comunidade de Bico Torto, Apodi, ocasionando um desvio do leito do Rio,Apodi/Mossoró em 10 metros  o que foi suficiente para suprir a deficiência d’água  na Lagoa Bico Torto, fruto do fechamento das comportas.

O efeito imediato da ação com intenções benéficas para a piscicultura na citada Lagoa, prejudicou o curso normal d’água numa extensão de 30 km, atingindo inclusive parte do município de Governador Dix Sept Rosado com prejuízos imediatos para os praticantes da agricultura familiar e da própria piscicultura em Felipe Guerra e adjacências.

Encaminhamentos da Reunião

Após entendimentos das autoridades dos dois municípios Felipe Guerra e Apodi, no dia seguinte já iniciaram o processo de desobstrução de uma parte deste desvio para irrigar a Lagoa de Bico Torto com a colaboração dos próprios pescadores.

Mas, para uma solução em definitivo deste problema segundo informações do Secretário-Chefe de Gabinete Luiz Agnaldo de Felipe Guerra, a Comitiva de autoridades com a participação inclusive dos Prefeitos Haroldo Ferreira e Flaviano Monteiro, está sendo articulada uma ampla reunião.

Para esta reunião, serão convidadas autoridades ligadas a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), responsáveis pela obra de Irrigação da Chapada do Apodi, que é o Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS) e o Prefeito do município de Governador Dix Sept Rosado, médico Anaximandro Vale.


Demais autoridades e pessoas interessadas na resolução do problema de interrupção do fluxo normal do rio Apodi/Mossoró em seu leito em território felipense e da mesma forma a falta d’água na Barragem Bico Torto, em território apodiense, fonte de renda para vários pescadores, poderão também ser presenças marcantes neste encontro, com data e local a serem definidos em breve.  












0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores