Plano Plurianual de Felipe Guerra com escuta comunitária

Coordenadora e Secretária de Turismo e eventos apresenta o PPA 
O município de Felipe Guerra realizou de maio a junho de 2013, por determinação do Prefeito Haroldo Ferreira e com a coordenação da Secretária Municipal de Turismo e Eventos, Aizianne Leite de Sousa, uma grande mobilização popular no intuito de realizar a escuta comunitária para a elaboração do Plano Plurianual 2014 a 2017, com o tema central: “Como você quer Felipe Guerra daqui a 04 anos? Participe! o governo quer te ouvir.”

O papel do Plano, além de declarar as escolhas do Governo e da sociedade é também indicar os meios para a viabilização das políticas públicas, bem como orientar taticamente a ação do Município para o alcance dos objetivos pretendidos.

A realização desse trabalho contou com a participação de grupos e só foi possível realizar graças ao empenho e determinação dos participantes, bem como da participação colaborativa da comunidade que foi espontânea na prestação da informação.

A equipe central dividiu-se entre Coordenação de Equipe, coordenação de aprendizagem, facilitadores, sistematizadores e articuladores, com as suas respectivas funções.

A técnica de escuta utilizada trata de uma adaptação da metodologia de grupo focal, estimulando as pessoas a falarem sobre seus problemas, potencialidades e sugestões de melhoramento da comunidade. Construindo com isso um banco de informações que dão uma espécie de fotografia da comunidade.

Antes de iniciar os encontros a equipe participou de uma capacitação que apresentava os aspectos mais relevantes da escuta PPA, bem como estruturação de como deveria ser a escuta, na ocasião se pôde tirar dúvidas sobre o processo e também retroalimentar para realizar algumas mudanças no planejamento, principalmente no que se refere ao cronograma proposto.

O processo de seleção das comunidades se deu pela escolha das comunidades pólo que possuem maior densidade demográfica com a extensão do convite às comunidades menores adjacentes.

Cada uma das reuniões da escuta durava aproximadamente 01 hora e meia. Iniciava com a apresentação dos participantes, logo após a apresentação dos objetivos do encontro e os processos que eram desencadeados pela escuta PPA para em seguida dar-se início ao roteiro de perguntas. Todos os facilitadores foram preparados para respeitar as regras estabelecidas.
“Este PPA nos dará não só um direcionamento melhor para a administração, mas também vai garantir o envolvimento do povo na trajetória de novos caminhos, pela primeira vez na história do município” comenta o Prefeito Haroldo Ferreira.

Da esquerda para a direita : Secretário de Infraestrutura, Céliton de Brito, Prefeito Haroldo Ferreira, Secretária de Saúde Girlene Ferreira, Assessora de Governo Fernanda Canela e Coordenadora de Recursos Hídricos Willa Gurgel
Reunião participativa do PPA - amostragem de dados para formulação da próxima etapa 
 
Equipe Administrativa 


Reunião com os Vereadores e Secretários no COMDICA 

Equipe do PPA faz escuta comunitária na comunidade de Santana 

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores