Governo Municipal apoia a realização de tradicional Arraiá em Escola Municipal


Com total apoio do Governo Municipal Construindo e Inovando, aconteceu na última sexta-feira, 14 de junho, o 12º Arraiá da Escola Municipal Júlio Cavalcante – ARRAIÁ DO JUCA. Com muitas brincadeiras, danças, passeio com a criançada e comidas típicas, o evento trouxe alegria, interação e entretenimento aos participantes.            
As Festas Juninas vêm sendo bem lembradas na nossa cidade e região. Uma tradição Nordestina que não pode deixar de ser registrada pelas Escolas, pois nesse período as pessoas estudam e praticam a origem de um povo de fé, que festeja aos santos de sua devoção em agradecimento ou súplica por bênçãos sobre o nosso sertão, mantendo viva a cultura nordestina.

As festas em homenagem a Santo Antônio, São João e São Pedro são difundidas em todo o Brasil, mas no Nordeste se enraizou, tornando-se forte na nossa cultura. Recebem esse nome em homenagem a São João Batista, provém de “Joaninas”. O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. Como são realizadas num mês mais frio, enormes fogueiras são acesas para que as pessoas se aqueçam em seu redor. Várias brincadeiras fazem parte da festa, como o pau de sebo, os fogos de artifício, o casamento na roça, quadrilhas, entre outros, com o intuito de animar ainda mais a festividade.

As comidas típicas dessa festa existem devido às boas colheitas na safra de milho. Com ele são produzidas várias receitas, como bolos, pamonhas, curau, pipoca, milho cozido, canjica, dentre outros. Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, amendoim, bom-bocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais. 


A Escola Municipal Júlio Cavalcante mostrou neste evento apenas uma fagulha da fogueira de cultura que se acendeu neste mês de Junho. E a Secretaria Municipal de Educação parabeniza a todos os Professores, Pais, Alunos e Funcionários que compõem a escola, bem como agradece o apoio incondicional do Prefeito Haroldo Ferreira, à Comissão Julgadora que participou da festa e a todos que contribuíram para que o Arraiá do Juca fosse realizado com sucesso.








0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores