Secretaria Municipal de Saúde participa de Encontro em Brasília


O Ministério da Saúde reuniu, em Brasília, secretários e secretárias de saúde municipal num evento chamado Acolhimento Nacional aos Secretários e Secretárias Municipais de Saúde com objetivo de apresentar as principais políticas e linhas de financiamentos do ministério para os municípios brasileiros, ações e programas que serão desenvolvidas para a saúde pública em todo pais e também apresentar relatórios de recursos que foram destinados a cada município.

Para representar o município no encontro, o prefeito Haroldo Ferreira (PSD), enviou a secretária Dra. Girlene Ferreira. No primeiro dia do encontro, uma palestra com o Ministro da Saúde Alexandre Padilha e logo após os funcionários do ministério foram mostrar os dados para cada município, relacionado a projetos e prestação de contas; aí veio à surpresa, desde ano de 2007 que Felipe Guerra não presta conta, não presta informação sobre o orçamento público gasto em Saúde, o que fez a funcionária do ministério indagar a Secretaria – “essa cidade não existe não? Desde 2007 que vocês não informam nada o que foi gasto com a saúde”. Diante disso o ministério deu o prazo até 2014 para que todas as informações estejam em dia.

Ainda com a demonstração dos dados, os representantes do Ministério mostraram que Felipe Guerra poderia ter sido contemplado com uma UBS (Unidade Básica de Saúde) que nem se quer foi feito o pedido, faltou apenas o projeto exigido pelo Ministério. Por mais que o município se encontre inadimplente não seria impedimento já que o repasse é de fundo a fundo não tem nada a ver com inadimplência. Felipe Guerra deixou de receber vários programas do Ministério da Saúde pela falta de elaboração de projetos, informou a funcionária do Ministério.

Diante do exposto, a primeira medida que o prefeito Haroldo Ferreira tomou foi contratar um assessor de projetos, para elaborar os projetos para que Felipe Guerra possa receber programas do Governo Federal como cuidado com a Saúde Bucal, com distribuição de Próteses dentaria, transporte móvel odontológico que é um ônibus equipado para atendimento da saúde bucal nas comunidades rurais, o NASF( Núcleo de apoio a saúde da família), academia de ginástica para a 3º idade que será construída em praça pública, UBS (Unidade Básica de Saúde), informatizar a Unidade Integrada de Saúde, sala de estabilização que é uma sala de Urgência e Emergência adequada aonde o paciente ao chegar, saia entubada para outra unidade se for o caso.

Todos os projetos estão sendo concluídos para então ser enviados para o Ministério da Saúde analisar. A Secretaria de Saúde do município está muito confiante que Felipe Guerra seja contemplada com os referidos projetos e finaliza dizendo:“ O nosso desejo é que a saúde cresça e que a gente avance bastante...Dar pra gente trabalha... Dar pra gente melhorar a humanização, o acolhimento; é só fazer os projetos, buscar parcerias, União, Estado e Município. O que é de direito  Felipe Guerra vai ter, pois a gestão de Haroldo Ferreira vai buscar”.   

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores