ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO INICIAM OS FESTEJOS JUNINOS.

A Rede Municipal de Ensino cumprindo o que está previsto no calendário escolar, em se tratando de datas comemorativas e sempre contando com o apoio do governo “Construindo e Inovando”, inicia celebração dos festejos juninos nas escolas.
No último dia 17 de junho a Escola Municipal Júlio Cavalcante, realizou sua festa denominada Arraiá do JUCA, em sua 14º edição, a escola vem apresentando uma junção do sertanejo antigo, numa mistura de músicas e danças alusivas ao homem do campo.
As festas juninas são momentos muito importantes para a expressão da cultura sertaneja. São tradições antigas que não deixam de apresentar traços da modernidade. O homem do campo como principal personagem do sertão não é mais uma figura matuta. A escola como espaço de construção do saber, tem a missão de preservar essas raízes culturais para que os costumes de outrora não se percam, mas sem deixar de considerar a influência do novo.
A escola realizou o desfile para a escolha da princesa e rainha do arraiá 2016, tendo como vencedora a Princesa do arraiá: Raythacia Liandra Silva e rainha do arraiá: Ana Clara da Silva Costa, logo em seguida apresentou as seguintes danças: Quadrilha da Carolina, Pankadão Country, Dança da Severina Xique Xique, Dança não cochile, peça chuva, Dança da Sanfoninha chora de saudade d’ocê.
No dia 18 de junho foi a vez da Escola Municipal Maria Bernadete Pinto, apresentando o Arraiá da Molecada, com muita música, danças, comidas e bebidas típicas, as crianças festejaram a noite em homenagem aos Santos Juninos, onde apresentaram as dancinhas denominadas: Olhinhos de Fogueira, Arraiá do Patati Patatá, Dança do Rala o coco e mexe canjica, Dança do balão vai subindo, Dança do tic, tic, tá e esperando na janela. Ao final do evento cada criança recebeu uma lancheira personalizada feita pelas professoras. Ambas as festas contou com sorteio de balaio junino e barracas com a venda de comidas típicas.

O Prefeito Haroldo Ferreira através da Secretária Municipal de Educação, Maria das Neves, agradece a todos os envolvidos na realização dos festejos juninos em ambas as escolas: aos diretores, a equipe técnica e de apoio e especialmente aos professores e pais de alunos que contribuíram para o sucesso deste evento. As comemorações juninas prosseguem nas unidades escolares da zona rural durante todo o mês de junho.










































0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores