Secretária de Saúde e Coordenador de Meio Ambiente realizam inspeção no Abatedouro Público Municipal


Na tarde da última quinta-feira, 3 de Janeiro, a secretaria de Saúde Dra Girlene Ferreira, juntamente com a coordenadora de Saúde Jackeline Gurgel e o coordenador do Meio Ambiente, Erione Costa, fizeram uma inspeção nas condições físicas, ambientais e sanitárias do abatedouro público municipal. A equipe ficou muito preocupada com o cenário visto no local, um verdadeiro atentado contra a saúde pública, tudo fora dos padrões exigidos pela vigilância sanitária.

Podemos listar como problemas sérios e graves, o ambiente insalubre para o trabalho, higienização muito precária, ausência de uso de boas práticas de manipulação, destinação incorreta dos resíduos – o que causa impactos ambientais – um possível vetor de doenças para a comunidade. Constata-se também a falta de um profissional qualificado para verificar as condições de sanidade dos animais antes do abate. O abatedouro fica localizado, irregularmente, na zona urbana e próximo de um lixão, o que contraria as recomendações da vigilância sanitária.

A prefeitura de Felipe Guerra, através das secretarias de Saúde, Meio Ambiente e a Vigilância Sanitária tomarão algumas medidas paliativas como: 

Melhoria das condições de segurança do ambiente evitando a entrada de pessoal não autorizado;
Melhoria do ambiente de guarda dos animais nos currais, sendo de obrigação dos donos promoverem a alimentação e a água dos animais até o momento do abate;
Impermeabilização do piso e paredes;
Adequação do piso e das calhas ao escoamento dos líquidos;
Utilização de mesas de mármore ou inox para o manejo da carne;
Utilização de ganchos de inox para a suspensão dos animais;
Equipamento para esterilização dos utensílios utilizados;
Compra de equipamentos adequados para o tratador;
Compra de equipamento adequado para o abate (pistola pneumática).

Essas são medidas paliativas, tendo em vista a necessidade da continuidade do funcionamento do antigo abatedor. O prefeito Haroldo Ferreira já solicitou, aos engenheiros, a elaboração de um projeto para a construção de um novo abatedor dentro dos padrões exigidos pela Vigilância Sanitária.


0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores